A Revista de Estudos Interdisciplinares comunica abertura de chamada de artigos para compor o DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar.
A interseccionalidade é uma teoria que possibilita a compreensão da realidade social de grupos considerados vulneráveis em diferentes contextos, dentre eles a instituição escolar. Ou seja, para pensar no processo de educação formal é preciso compreender que os/as sujeitos que estão presentes ali são apresentam diferentes marcadores sociais de classe, raça, gênero e outras categorias identitárias que os permitem uma leitura, vivências e processos educativos diferentes.
Sendo assim, é preciso pensar de que maneira a escola contribui para perpetuar as desigualdades sociais quando se manifestam sujeitos diferentes do modelo pré-estabelecido. Compreendemos que a interseccionalidade é fundamental para compreender as nuances que se apresentam no cotidiano escolar e, sobretudo, uma teoria fundamental para pautar um currículo escolar, políticas públicas educacionais e novas perspectivas para a educação brasileira.
Nesse sentido, convidamos autores e autoras a compartilhar suas pesquisas que tenham como centralidade abordagens teóricas sobre a interseccionalidade e sua aplicação na educação formal. São bem-vindos trabalhos que problematizam as práticas e políticas educacionais a partir de uma visão interseccional, bem como reflexões sobre possíveis estratégias para promover uma educação inclusiva, que reconheça e respeite a multiplicidade de identidades presentes em nossas escolas.
Serão aceitas contribuições que discutam a interseccionalidade em diferentes contextos educacionais (do ensino público ao privado; da educação básica a pós-graduação), trazendo à tona questões relevantes para a realidade brasileira. Nosso objetivo é abrir um diálogo amplo e diversificado sobre como a interseccionalidade pode orientar novas perspectivas para a educação no Brasil, apontando caminhos para a construção de um currículo escolar mais abrangente e políticas públicas educacionais mais jutas e inclusivas.
A Revista de Estudos Interdisciplinares foi avaliada no quadriênio 2017-2020 com qualis A3 em diversas áreas do conhecimento. As normas e o template está disponível no site da revista.
Prazo para submissão de artigos: Até 20 de setembro de 2023
Prazo para avaliação dos artigos: Até 25 de outubro de 2023
Prazo para envio da versão corrigida (apenas para trabalhos aprovados com modificações): até 05/10/2023
Publicação do dossiê: Até 15 de novembro de 2023.
Venha compartilhar conosco sua pesquisa!
Por Ewerton Ferreira